BIBLIOTECA MALA

A Biblioteca da escola Mestre Arnaldo Louro de Almeida, integrou a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), no ano letivo 2009/2010.

Ano Letivo 2021-2022

Leituras ... 

No dia  2 de junho, o Sr. Vereador da Educação da CML,  Drº Diogo Moura, esteve na Biblioteca da MALA, para uma sessão de leitura aos alunos do 4º ano . O sr. Vereador leu um conto do livro de José Eduardo Agualusa, O peixinho que queria ver o mar. Após a leitura, os alunos colocaram diversas questões e dialogaram sobre várias temáticas, como os oceanos.

Miúdos a Votos 2021-22                          

Aqui ficam os resultados, a nível nacional, da votação das escolas !

Livros vencedores 1ºciclo:

1ª- Gravity Falls, de Alex Hirsch, com 7 278 votos (18,7% dos votos)

 2º- Não Abras Este Livro, de Andy Lee, com 4 665 votos (12% dos votos)

3º - Trincas, o Monstro dos Livros, de Emma Yarlett, com 2 902 votos (7,5% dos votos) 

https://rd.videos.sapo.pt/nSbuaMKwkk6OlRbS64Mw/mov/1

Feira do Livro Usado 

A Associação de pais e encarregados de Educação da MALA, promoveu na escola, semana de 26 a 29 de abril a Feira do Livro Usado. Esta iniciativa contou com a colaboração da professora bibliotecária e de toda a comunidade educativa. Foi um sucesso!

SEMANA DA LEITURA ... 

MARÇO A LER NA MALA

Com a participação de todos , decorreu a nossa semana da leitura na Biblioteca e na escola. Contámos com a participação empenhada,da Coordenadora da escola edc. Ana Luísa, das assistentes operacionais do 1ºciclo, da familiares dos alunos, da vogal para a educação da Junta de Freguesia das Av. Novas Dra. Ana Xerez. professores e educadoras.

fevereiro, mês da Internet Segura!

https://www.seguranet.pt/

Leitura em voz alta                                                                                    Fevereiro

PORDATA KIDS                                                                            13 de janeir0

A sessão PORDATA Kids decorreu online para os alunos de 4ºano da MALA e em simultâneo com os alunos  4ºano de SSP. A PORDATA  Kids disponibiliza dados estatísticos sobre  a população portuguesa  e suas dinâmicas , (trabalho, instituições, educação, turismo...Estes dados podem ser trabalhados numa perspetiva de interdisciplinaridade,(Matemática, Estudo de Meio, Português..) 

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o site e "jogar ", aprendendo sobre os temas população, saúde, trabalho; colocando questões e procurando as respostas através do site. Esta atividade permitiu, também, uma interação com os colegas de outra escola , dentro do Agrupamento.

Podemos aceder ao link  abaixo, para entrar no site:

https://www.pordatakids.pt/

Dia Mundial da pessoa com deficiência - 3 de dezembro

Na Biblioteca da escola, a professora de Educação Especial, dinamizou sessões, com todas as turmas comemorando esta data, alertando para a inclusão e respeito pelo outro e pela diferença. Foi visualizado pelos alunos, o filme Cuerdas, seguido de um pequeno debate. ..

Dia 9 dezembro

Sugestões de leitura..... Natal -2021

"A Maior Flor do Mundo "  100 anos de José Saramago

Leituras Centenárias 

  • Conhecimento do autor 
  • Leitura expressiva de excertos do livro, pelos alunos e gravação 
  • Visualização de curtas de animação de Maior Flor do Mundo pelas turmas de 4º e 3º anos
  • Trabalhos de grupo 
  • Promoção da  leitura e da escrita

novembro de 2021

Sugestões de Leitura .....

  Dia Mundial de Combate ao Bullying

20 de outubro

A BE promove  ações de leitura  e debate sobre a temática, através do livro Orelhas de Borboleta para o Pré-escolar, 1º e 2ºanos. Para os alunos de 3º e 4ºano está programado a visualização de curtas de animação sobre o tema aberto a discussão e análise pelos alunos das turmas. 

MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

outubro de 2021

Este ano letivo o tema do mês Internacional das Bibliotecas Escolares , celebra os Contos tradicionais e Contos de fadas. 

Todos temos um conto que nos marcou e que gostámos mais de ouvir, de ler  .....na nossa infância! Na BE, na  semana de 25 a 29 de outubro, vamos iniciar um projeto de leitura que decorrerá ao longo do ano. Vamos dar VOZ ao conto e à infância, através dos pais/encarregados de educação. ... Estamos todos convidados!

Site do PNL, que disponibiliza várias atividades e recursos sobre desenvolvimento e promoção da leitura e escrita. Está organizado de acordo com idades de aprendizagem ( 6 aos 10 anos e a partir daí ,para todas as idades) . Permite reforçar e ajudar as crianças,  com dificuldades leitoras e não só, contribuindo para uma melhorar a autonomia  e as  competências leitoras .

DIA MUNDIAL DA MÚSICA  - 1 de outubro

Ler, ver e escutar Pedro e o Lobo    .....  a relevância da leitura e da música da obra de Sergei Prokofiev. 

Ler .... Pedro e o Lobo
Ler .... Pedro e o Lobo

Um novo ano letivo ....

Na Biblioteca escolar  da MALA   iniciámos  mais um ano letivo! A promoção da leitura e escrita , apoio ao currículo, disponibilização de conteúdos  aos alunos e professores/educadoras, promoção e divulgação de atividades... A Biblioteca é um elemento essencial na vida da nossa escola ! 

Ano Letivo 2020-2021

Novo ano, novos  desafios .... 

Apresentação do livro: Guia Verde da Nossa Escola

O livro Guia Verde da Nossa Escola, foi o resultado final de um projeto que decorreu ao longo do3º período. Este livro dá a conhecer as diferentes espécies de árvores e arbustos existentes nos pátios da escola e foi realizado através de um trabalho de projeto, que envolveu o Pré-escolar e 1ºe2ºanos do 1ºciclo.A"construção" e organização do  livro teve a participação da professora bibliotecária. A Junta de Freguesia das Avenidas Novas bem como a sua arquiteta paisagista colaboraram na execução do projeto.

julho de 2021

O TEATRO NACIONAL D. MARIA II .....
Grupo Boca Aberta espetáculos para a infância

Juro que é mentira

Há mentiras tão grandes que não podem ser contadas todas de uma vez. Há mentiras que não fazem mal nenhum, especialmente se formos nós a contá-las. Há quem não goste nada de mentiras e quem não consiga viver sem elas. Como os dois irmãos que, neste espetáculo, se aventuram por caminhos cheios de histórias. Reais ou imaginadas? É tudo verdadeiro ou mentiroso? Até onde nos levam as mentiras e o que podemos aprender com elas? A verdade é que todos enganamos e já fomos enganados. Ninguém pode jurar que a mentira não faz parte da vida.

Conceção e seleção de textos: Inês Fonseca Santos, Maria João Cruz Encenação: Catarina Requeijo com Gonçalo Egito, Sandra Pereira Duração: 40 min. (apro )

julho de 2021

Fazer Acontecer: Ler digital e não só...!

Fazer acontecer é um concurso lançado no ano letivo 2019-2021 pela CML, que permitiu às Bibliotecas do Agrupamento concorrer com o projeto Ler Digital e não só...! e beneficiar de alguns recursos importantes para o desenvolvimento de atividades, nomeadamente no âmbito da leitura e das aprendizagens digitais. Através deste projeto adquiriram-se alguns tablets para todas as Bibliotecas bem como, ebooks. O projeto permitiu desenvolver sessões de conto com autor, leituras digitais e atividades com os tablets, utilizando ferramentas digitais: Kahoot! (  plataforma de aprendizagem baseada em jogos),  Renderforest ( construir videos animados ), Voki... 

maio/junho de 2021

Renderforest ...

Kahoot! ...

Sessão de Histórias com Vanda Marques....

A Monstrinha, festival de cinema de animação de Lisboa, veio à escola ! Todas as turmas e salas do Pré-escolar,tiveram a  oportunidade de visualizar animações curtas, de vários países. 

Miúdos a Votos! 

Decorreu, no dia 28 de abril, mais uma iniciativa da revista Visão Júnior em colaboração com a RBE e as Bibliotecas Escolares, de Miudos a Votos.

Esta atividade revela-se de suma importância, dando a conhecer o valor de exercer uma cidadania ativa e consciência democrática.  

Semana Cultural abril de 2021
Dia Mundial do Livro e das Bibliotecas e Direitos de Autor

BE, um espaço de leitura, um espaço Digital e de aprendizagem..

O aprender digital é parte do currículo de aprendizagem  e a Biblioteca escolar um dos espaços privilegiados para estas aprendizagens

abril de 2021

Estudo em casa....Olá a todos!

https://www.powtoon.com/s/dMQTnx9MQuP/1/m

Luzes de Natal...

A Junta de freguesia das Avenidas Novas ofereceu, a todos os alunos da escola da MALA. um conto de Natal e atividades lúdicas realizada pela APAR. Esta atividade decorreu no espaço da Biblioteca,durante a primeira semana de aulas do 2º período e tem como título "Luzes de Natal". 

dezembro 2020

A ler e aprender com a Boneca Maria...

novembro e dezembro de 2020

O projeto Ler e Aprender com a Boneca Maria da autoria da CML - Letras Cores e Saberes (departamento  de educação) e em parceria com as Bibliotecas Escolares, englobou  os alunos do 1º ciclo do Agrupamento. As sessões, através de videoconferência, consistiram em dinamizações de leitura,de livros previamente selecionados pela professora Bibliotecária.  O projeto decorreu de meados de novembro até final do 1º período. 

As sessões de leitura permitiram, também, uma interação entre a Boneca Maria e os alunos (as) para além da importância de ouvir contar histórias. 

MÊS DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES 

outubro de 2020

Para comemorar o mês das  Bibliotecas escolares cada turma /sala da escola criaram uma letra para músicas tradicionais infantis. As músicas foram ajustadas às canções criadas e gravadas numa pen. No dia 28 irá decorrer, na escola, a apresentação das canções, a todos os alunos e todas as turmas. Salienta-se a parceria e trabalho da profª Ana, (professora de música das AEC),que realizou todo o trabalho de gravações.

O João Porcalhão

A sala da Magia  veio à biblioteca aprender,através da história do João Porcalhão, a importância da higiene corporal e das regras que se devem ter para estar limpo e asseado.                                                                                                         6-10-2020

Dia Mundial da Música 2020

Escola em segurança

Ano letivo 2019-2020

O MARE vem à escola..

Numa parceria com a Faculdade de Ciências de Lisboa e o projeto o MARE vem à escola, realizaram-se diversas sessões com as turmas de 1º ciclo e salas de JI. estas sessões têm como objetivo dar a conhecer o Oceano/Mar, os seres vivos que nele habitam e ainda a preservação dos ecossistemas.

A atividade decorreu na BE no dia 9 de janeiro, dinamizada pela A PAR (Associação Aprender em Parceria). As Viagens do Fichas dão a conhecer o ESCURO como uma situação do nosso dia a dia (brincar, jogar, sentir..). A atividade decorreu para as crianças de JI das salas de 3 anos.

Blog das Bibliotecas Escolares - Agrupamento Marquesa de Alorna - Lisboa
Todos os direitos reservados 2019  vneto
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora